Páginas

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

E o ano do cavalo, se aproxima...

nos próximos dias, a tradição chinesa diz que existem cinco elementos (Metal, Água, Madeira, Fogo e Terra) que se associam ao animal do ano, revezando-se, e 2014 será o ano do cavalo de madeira, que retorna depois de 60 anos.  Tempo de colheita e renovação. 


Neste ano de 2013, realizamos profundas renovações e descobertas no nosso criar artístico, novas possibilidades e interações… (lendo as previsões para o proximo ano, diversos acontecimentos soaram como uma espécie de anunciação, bons ventos sopram para aqueles que vivem a eterna poesia da vida, a terra da luz, nos trouxe bons ventos: amigos, artistas, pessoas inquietas com vontade de "externalizar" seus pensamentos e anseios, com toda sua representatividade sensorial. A velha historia que repito a exaustão, a forca da possibilidade dos encontros.

E neste no de 2013, mais uma temporada de residência na Casa das Caldeiras, desta vez a descoberta e a procura - parceiras constantes, estiveram presentes nessa fruição.


Durante 04(quatro) meses realizamos nossos estudos de acústica  composiçãosíntese sonora e conceitos de site-specific. O estudo com o foco nas três chaminés de alvenaria refrataria que compõem o complexo fabril, Casa das Caldeiras, cujas alturas variam de 46 metros a 54 metros e os diâmetros externos de 2,60m a 4,40m  estruturas estas que complementavam a central de vapor. Espaços estes que foram utilizados no processo de captação e gravação do estudo de acústica do espaço.  Muitas coisas foram gravadas como base de estudo, grande parte deste material migrou para projetos pessoais dos envolvidos: trilhas, performances sonoras, estudos, pré-producoes e de dimensionamento de referencias na matriz criativa. As estruturas reflexivas das caldeiras, nos permitiu uma profunda satisfação pelo cursor que cada som emitido/criado ia fluindo, fluindo, fluindo….56 metros ( altura especifica da "Câmara de Eco natural da caldeira central", ode realizamos algumas das captações). 


Na ultima edição da Mostra Experimental Live Sessions, convidamos os amigos do Alumbramento Filmes, que apresentaram o conceito imagetico do Cinema Ao Vivo (onde a trilha sonora do filme em exibição e composta ali, no exato minuto), tivemos participações de: Eric Barbosa, Vitor Colares, Ivo Lopes, Thais de Campos, Samuel Fraga e Fernando Catatau. Veja o video-sketch produzido pelo Ricardo Brasil (integrante do projeto paralelo de residência-artistica: Escola de Artes e Oficios para Jovens na Musica - que acontece como atividade de suporte do Experimental Live Sessions).



Cinema AO VIVO (ALUMBRAMENTO FILMES) 


 
Herbert Baioco Vasconcelos (ES) @ nos jardins de sons o que soa .Nosso amigo, apresentou sua performance sonora: "...nos jardins de sons o que soa". O artista utiliza-se de instrumentos construídos de maneira artesanalmente, com os fundamentos de "circuit-bending".



Composições/pecas eletroacústicas foram criadas/executadas especificamente para cada tipo de chá, veja trechos do concerto do grupo: #NME Cha (Nova Musica Eletroacústica) peça sonora no video em destaque foi composta pelo musico: Tiago de Mello




*alguns microfones utilizados: Golden Age Ribbon (R1MkII), Shure SM-57, Neumman TLM 102

Driver.Eric (driver confeccionado pro Eric Barbosa)

*mais equipamentos: Roland Space Echo Re-201, Roland JX Synth








Eric Barbosa (ajustes iniciais)
















54 metros (esta era a altura da camara de eco natural da caldeira central, da antiga industria fabril, todos os registros foram gravados, captados no interior deste espaço)




No dia 22 de novembro de 2013 (convidamos o guitarrista: Vitor Colares), para participar do projeto de captação e gravação. O resultado ficou incrível a ponto tornar-se uma versão para a musica: AGRESTE (versao 2) - confira no link, do projeto Saboteur.


                               

   

Vitor Colares (Saboteur) @ Experimental Live Sessions (Casa das Caldeiras: 22.11.2013) 


Seguidamente, outros sons produzidos no espaço são de uma serie de composições desenvolvidas por Eric Barbosa, a frente do projeto musical : Cortejo Aurora, as ambiencias exploradas por um aparato tecnológicos e de verve analógica, como: Moogs, Synths, Camara de Echo, Reverber Artesanais e intuição criativa para desenvolver timbres e nuances rítmicas e melódicas. A amplidão sonora reverberando, possui uma característica arcaica de sintese de sons. Escute abaixo! 

Estreando uma trilha inedita: Cortejo. Aurora (lamentos De Uma Construcao Ou Aqueles Que Nos Dizem).  #SoundCloud

3
#SoundCloud


Para fechar as novidades, atualizamos nossos canais de divulgação. Segue a lista de prioridades:


Escreva pra gente: experimentalsessionscontato@gmail.com 

Beijos.
Eric Barbosa












quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Experimental Live Sessions - 2013 / Edição: Terra da Luz




Dia: 18 de agosto de 2013 as 15h.

Mais uma edição do projeto de Residência Artística @ Experimental Live Sessions. Edição: Terra da Luz, contando dessa vez com uma turma do Ceará, Minas Gerais, São Paulo e Espirito Santo. 

Sobre o Experimental Live Sessions: 

Experimental Live Sessions - é um projeto de residência artistica que acontece na Casa das Caldeiras (Sao Paulo, SP - Brasil) criado por Eric Barbosa juntamente com o grupo cearense Fóssil - integrando coletivamente videomakers, ilustradores, artistas visuais, estilistas, bandas, músicos e artistas de diversas matrizes e linguagens.

Saiba mais, aqui também: www.experimentallivesessions.blogspot.com


PROGRAMAÇÃO:

EXPERIMENTAL LIVE SESSIONS / CASA DAS CALDEIRAS (TODO DOMINGO)

apresentam:

Fóssil (CE)
apresentando novas músicas, novas idéias e o repertório do álbum: Mocumentário.

Saiba mais aqui:
www.blogdofossil.blogspot.com
www.fossil.tnb.art.br

Salão | Casa das Caldeiras


*****

Daniel Groove (CE)

Lançando o disco: Giramundo

Saiba mais aqui:
www.danielgroove.com.br

Salão | Casa das Caldeiras


*****


NME CHA - Nova Musica Eletroacústica (SP)

O grupo de música experimental NME (Nova Música Eletroacústica) promove o concerto de lançamento de um álbum que propõe uma experiência envolvendo os sentidos da audição, do paladar e do olfato. 8 chás foram escolhidos, e 8 obras foram compostas: camomila, gengibre, alecrim, oolong, hortelã, romã com cranberry e dois tipos diferentes de chá verde (senchá e matchá, usados em diferentes cerimônias do chá no Japão).

Durante a apresentação, os músicos oferecerão à plateia os chás que serviram de inspiração para suas respectivas músicas

gustavo germano | alecrim
Chá de Alecrim (enclausurado, senão por vagas interpolações campestres)

cadu tenório | camomila
Prematuro

caio kenji | gengibre
Mangarataia

andré teles | hortelã
in fusão tônica (híbrida)

j.-p. caron | chá verde matchá
Matchá (noisecomposition II)

lucas rodrigues ferreira | oolong
uns aforismos

bruno gazoni | romã e cranberry
A Romã brigou com o Cranberry

ivan chiarelli | chá verde senchá
unwinding tensions

Subsolo | Casa das Caldeiras


apoio
NICS - núcleo interdisciplinas de comunicação sonora
UNICAMP

www.facebook.com/novamusicaeletroacustica

*****


Cinema Ao Vivo ALUMBRAMENTO (CE)

ALUMBRAMENTO - Produtora cearense que atua desde 2006 produzindo projetos coletivos e independentes. Nos últimos anos a ALUMBRAMENTO realizou vários filmes de forma independente, reinventando modos de produção na construção de sua atual filmografia.

ALUMBRAMENTO que surgiu no ano de 2006 reunindo um grupo de jovens artistas em Fortaleza que compartilham o desejo de produzir arte em diálogo com as mais diversas linguagens e colocar como questão central a produção criativa de imagens no cinema e nas artes visuais. Nesses 7 anos de trajetória, a ALUMBRAMENTO produziu mais de 30 curtas e se consolidou como uma das produtoras mais atuantes no cenário audiovisual independente brasileiro.

Apresentam na Casa das Caldeiras, o conceito criado em Fortaleza de "Cinema Ao Vivo"

www.alumbramento.com.br

Subsolo | Casa das Caldeiras


*****


Herbert Baioco (ES)
apresenta a performance sonora: Em um jardins de sons o que soa.

Caldeira Sonora | Casa das Caldeiras


*****

Coletivo Feito à Mão (SP)

O Coletivo Feito a Mão surgiu com o intuíto de resgatar técnicas já esquecidas, técnicas que foram um pouco deixadas de lado em meio ao mundo industrializado e caótico em que temos vivido. Surgiu da vontade e interesse em fazer as coisas a mão, em aprender uma nova técnica, em fazer algo para alguém e passar um tempo fora da tv e do computador.

Antes que você se pergunte: Que técnicas são essas? Eu respondo: Bordar, tricotar e crochetar.

www.facebook.com/ColetivoFeitoAMao

*****

Ateliê Caio Dias (CE)

Caio Dias faz camisas como quem faz esculturas. Todas únicas, todas próprias de quem for usar.

www.facebook.com/camisariacaiodias


*****

Moises Braga (MG)

www.moisesbraga.blogspot.com

*****

Yasmin Muller (CE) - Ambientacão Sonora

Salão | Casa das Caldeiras


++

Exposição dos artistas residentes 2013: Flávia Mielnik / Elcio Miazaki / Ivan Chiarelli & Bruno Gold


Escola de Artes e Ofícios para Jovens na Música - Projeto residente na Casa das Caldeiras

www.audioroadie.blogspot.com

++


oficina de jardinagem para crianças ministrado pelo grupo Artesãos do Ninho.

::Serviço::
Casa das Caldeiras
Av.Francisco Matarazzo - 2000
Dia: 18 de agosto de 2013 (domingo)
Horario: 15h as 20:30
Entrada Franca


• realização
Associação Cultural Casa das Caldeiras - www.casadascaldeiras.com.br

Experimental Live Sessions -
www.experimentallivesessions.blogspot.com